A época de testes é,
habitualmente, um momento de grande tensão no seio familiar: alteram-se as
rotinas, os níveis de ansiedade sobem e as horas passadas em tornos dos manuais
escolares aumentam significativamente.
Durante estes períodos,
que ocorrem ciclicamente ao longo do ano letivo, cada aluno é sujeito a vários
momentos de avaliação tendo que adaptar as suas rotinas e monitorizar o seu
esforço e empenho em prol da obtenção de resultados satisfatórios. No entanto é
de ressalvar que não é apenas o aluno que altera as suas rotinas nas fases de
avaliação, todo o seu entorno é condicionado por este período e influência os
resultados obtidos.
Os pais e encarregados de
educação, enquanto exemplos e pontos de apoio, têm um papel preponderante nas
várias valências da conduta dos filhos, nomeadamente no seu desempenho
académico. Neste sentido, o suporte e monitorização do percurso escolar dos
seus educandos é essencial: mais do que críticas, sugestões ou conselhos é fundamental
que sejam transmitidos modelos assertivos e construtivos (por exemplo, mais do
que incitar a um comportamento pouco ansioso nos períodos de avaliação é
essencial transmitir-lhes uma postura calma e confiante).
Os modelos comportamentais
construtivos devem ser complementados com um discurso otimista e de valorização
pessoal, procurando transmitir mensagens de encorajamento (“se te esforçares
vais ver que és capaz”) ao invés de mensagens de ameaça (“se não tiveres 80%
vais ver o que te acontece”) ou de desânimo (“a continuar assim não vais
conseguir de certeza”). Embora o sentido das frases possa ser idêntico, um
discurso positivo incita o esforço e a dedicação pessoal e, consequentemente, a
persecução de objetivos mais satisfatórios.
O desempenho escolar é
ainda condicionado, entre outros fatores, pelo medo de falhar ou de não obter os
resultados desejados. Deste modo, é fundamental que os pais alertem para a
importância de preparar os momentos de avaliação atempadamente e fomentem um
clima de calma e confiança especialmente durante estes períodos.
Ideias
para ajudar o seu filho com nos momentos de avaliação…
1.
Acompanhe
o dia-a-dia escolar do seu filho, estando a par das lições, dos trabalhos
solicitados e dos conteúdos alvo da avaliação – é importante que os estudantes
se sintam acompanhados sem se sentirem controlados;
2.
Converse
com o seu filho sobre a forma como ele pretende fazer a preparação – mais do
que lembrá-lo constantemente de que ele precisa de estudar ou eliminar
estímulos distratores (proibir o uso do computador, telemóvel…) é importante
consciencializa-lo sobre a importância da preparação antecipada e ajudá-lo a
fazer um plano de estudo adequado;
3.
Evite
alterações nas rotinas diárias nas alturas de testes – estas poderão funcionar
um elemento perturbador e interferir negativamente no estudo;
4.
Na
véspera dos testes ofereça, se possível, ajuda na revisão dos conteúdos - por
um lado permite-lhe estar a par dos conteúdos alvo de avaliação e, por outro,
pode ajudar a que se sinta mais seguro e confiante para realizar a avaliação;
5.
Reforce
a importância dos momentos de avaliação enquanto forma de verificação das
aprendizagens sem fomentar ansiedade;
6.
Em
presença de sinais de ansiedade e mal-estar antes da prova converse com calma,
procurando reforçar a sua auto confiança e explicando que embora seja normal
algum nervoso, é preciso enfrentar a situação. É muito importante que não se evitem
os momentos de avaliação – por muito que possa parecer uma solução a curto
prazo, irá fazer aumentar os sinais de ansiedade a longo prazo;
7.
Quando
a nota não corresponder às expetativas, é importante procurar conhecer a razão
do resultado menos positivo antes de criticar – mais do que apontar o que não
está bem é importante identificar o que falhou para que possa ser trabalhado e
ultrapassado antes da próxima prova;
8.
Valorize
os bons resultados e adote uma postura positiva para que seu filho realmente
aprenda com os erros cometidos.
Uma boa preparação
juntamente com uma atitude confiante e tranquila são bons preditores do sucesso
escolar e pessoal.
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