quarta-feira, 11 de junho de 2014

Criatividade nas férias

1.     Qual a importância de estimular a imaginação e a criatividade das crianças para o seu desenvolvimento cognitivo?
A criatividade e a imaginação são dois dos ingredientes básicos no desenvolvimento cognitivo de cada criança. Estas duas competências estimulam a criança a explorar o mundo à sua volta, a responder aos desafios diários e a procurar respostas adequadas às várias situações com que se vai deparando ao longo do seu crescimento.
A criatividade e a imaginação quando desenvolvidas na criança, abrem-lhe muitas portas e contribuem para melhorar a sua qualidade de vida uma vez que a tornam mais apta para enfrentar os desafios diários e resolver problemas. Enquanto a criatividade envolve a criação de novos conceitos ou ideias, a imaginação permite a representação de objetos com qualidades específicas através dos sentidos e é com base no pensamento criativo e na imaginação que as inovações são postas em prática e que são dadas respostas a situações menos convencionais.
A criatividade e a imaginação são fundamentais para o desenvolvimento de outras competências tais como a curiosidade (disposição permanente para investigar, procurar entender e obter novas informações sobre as coisas que nos cercam); o confronto com desafios (atitude positiva segundo a qual cada problema é uma oportunidade de conceber algo novo e valioso); a flexibilidade (adoção de diferentes abordagens na solução de um problema) e a perseverança (persecução dos seus objetivos mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis).
De acordo com as ciências cognitivas, a criatividade assume uma grande importância no desenvolvimento da criança, estando relacionada com o conjunto de processos simultâneos, que lhe permitem ter percepção do que ocorre à sua volta através de uma atitude ativa, de forma a obter novas ideias ou usar territórios ainda não explorados. Os seus cérebros ainda em “expansão” no que toca ao estabelecimento e fortalecimento das suas ligações neuronais não têm um limite de combinações especificas e, neste sentido, quanto mais aprofunda e variada for a exploração que cada criança faz do seu meio, mais apta se tornará para dar resposta às situações futuras.

2.     A participação dos pais neste tipo de atividades é determinante; ou é um papel que cabe apenas aos educadores e professores? Se sim, porquê?
 Quando se refere o termo Educação vem-nos à ideia a instituição escolar, mas a educação e desenvolvimento de cada criança não começa na escola mas no seio familiar, sendo por isso fundamental envolver os pais e os familiares mais próximos no processo de construção de cada criança.
 Os pais são uma peça chave no desenvolvimento da criatividade e da imaginação, uma vez que são os seus adultos de referência, isto é, são as primeiras pessoas que as crianças tentam imitar e agradar, tomando-os como exemplos de comportamentos adequados. Nesse sentido têm a responsabilidade de fomentar junto dos seus filhos as suas manifestações criativas, não só valorizando/elogiando os desenhos, as invenções ou as novas aprendizagens como também procurando fazer com eles algumas atividades que explorem o seu lado criativo.
 Os pais devem permitir à criança vivenciar experiências estimulantes de sua curiosidade natural e fortalecedoras de sua autoestima e certamente a sua criatividade e imaginação aflorará com maior facilidade. Segundo alguns autores a influência da família é bidirecional: os pais influenciam as crianças, estimulando-as a ir ao teatro; mas também as crianças podem influenciar os pais, quando demonstram interesse por algo e os pais respondem a isso.

3.     As férias são uma altura propícia para este tipo de atividades? Em que sentido? Como é que se devem processar as atividades (devem ser planeadas, com que frequência devem ser feitas, deve existir algum tipo de obrigatoriedade para a realização das mesmas, os principais interesses e gostos das crianças devem ser tidos em consideração? etc...)
   As férias são, por excelência, a altura do ano em que pais e filhos passam mais tempo de qualidade em família. Deste modo, este é o período mais propício para realizar atividades que não são exploradas durante o ano ou fazer alguns exercícios que requeiram mais tempo e energia.
  No período de férias é também mais fácil introduzir alguns jogos e atividades prazerosas, no decorrer das rotinas diárias, que envolvam toda a família: um passeio a um sitio diferente, um filme para todas as idades ou uma conversa mais alargada são alguns exemplos.
   No que toca à estimulação da criatividade e da imaginação, as atividades podem ser de vária ordem, deste as mais estruturadas (como uma ida ao teatro ou ao cinema), às mais simples (como a realização de um desenho livre ou a leitura de uma história).
   Sendo a criança curiosa por natureza, as varias tarefas devem ir de encontro ao seu interesse, sendo-lhe apresentadas em forma de jogo. Quanto mais envolvidas nas várias atividades maior o interesse e predisposição com que participam nas mesmas e mais efetivos serão os resultados obtidos com a tarefa.

4.     Até que idade é que este tipo de atividades são importantes para o desenvolvimento da criança?
   Alguns autores salientar a importância de estimular a imaginação e a criatividade das crianças sobretudo entre os dois e os seis anos, quando o jogo imaginativo ocorre com grande frequência podendo esta ser mais fortemente consolidada nas rotinas individuais.
   Neste período em especifico os jogos imaginativos assumem um papel fundamentar nas tarefas de desenvolvimento uma vez que permitem à criança explorar o seu contexto e procurar respostas sobre o mundo à sua volta. Permitem-lhe ainda ganhar confiança nessa exploração, ao serem capazes de ir superando os desafios com que se deparam.
   No entanto a imaginação e a criatividade não devem ser trabalhadas apenas neste período em especifico. Dada a sua importância para a estruturação da capacidade de resolver problemas, é fundamente que o pensamento criativo e a imaginação sejam estimulados transversalmente ao desenvolvimento dos sujeitos, desde o nascimento à idade adulta.
   Em idade escolar é importante que a criança/jovem seja ensinada a levantar questões, elaborar e testar hipóteses, discordar, avaliar criticamente fatos, conceitos, princípios, ideias sendo fundamental desenvolver o seu pensamento critico e o espírito de argumentação que lhe serão muito úteis no decorrer da vida adulta.

5.     Que tipo de atividades podem ser feitas em família para estimular a imaginação e a criatividade das crianças?
       Existem várias actividades a que os pais podem recorrer para desenvolver e estimular a imaginação e criatividade dos seus filhos, nomeadamente permitindo-lhe brincar, explorar e entender o mundo que os rodeia através de todos os seus sentidos.
A brincadeira deve ser alegre, leve e repleta de prazer, onde cada criança possa desfrutá-la de maneira simples e divertida.
       De entre várias atividades, são de salientar algumas que ajudam a incentivar e a despertar o interesse pelas actividades criativas, tais como:
- desenhar, a pintar, a fazer colagens, a moldar com plasticina, barro ou outros materiais;
- explorar materiais de construção, como legos, peças de madeira;
- visitar museus, exposições, teatro, cinema, concertos;
- encontrar outros finais para histórias que a crianças gosta e que conhece;
- ouvir vários tipos de música e poder acompanhar obras conhecidas com instrumentos para crianças;
- ler diversos tipos de livros, completar bandas desenhadas com base nos desenhos;
- contar histórias a partir de imagens;
- jogar ao “faz-de-conta”

       Em tempo de ferias, pode ainda aproveitar o próprio contexto aproveita para
- construir com os seus filhos os seus próprios brinquedos reutilizando materiais que tenha acessíveis(carrinhos de rolamentos, bonecadas de trapos, jogos de tabeleiro);
- fazer construções de areia sob os comandos das crianças;
- imaginar contornos conhecidos para as nuvens;
- encontrar significados ou novas formas de utilização para objetos conhecidos;
- brincar no parque, subir e descer o escorrega, contornar obstáculos.

  No decorrer das várias atividades é importante salientar que, mais do que conseguir um resultado perfeito é realizá-las com prazer procurando explorar com a criança varias formas de levar a cabo a tarefa que estão a fazer conjuntamente.
  A infância é o período por excelência em que a criatividade poderá ser desenvolvida e estimulada, relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a motivação.


Entrevista Escrita para a revista Dica  (Agosto, 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário